
Analise do livro Didático de 6 º Série
O sumário deste livro é dividido em oito unidades e 22 capítulos. As unidades 1, 2 e 3 fazem um apanhado geral de todas as regiões do Brasil, tratando principalmente o aspecto econômico e geral de todas as regiões do Brasil, tratando principalmente o aspecto econômico e social, como a influência do Brasil na América do Sul , a população brasileira e suas migrações, os desequilíbrio sociais e sobre a agricultura, comércio, indústria e o espaço urbano. As unidades 4, 5, 6, 7, 8, irão tratar separadamente as 5 regiões brasileiras, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, mostrando suas características particulares nos aspectos físicos, sociais e econômicos. O sumário do livro esta organizado de modo que o aluno entenda o Brasil no geral indo para o particular, como as regiões, fazendo com isso que o aluno tenha um melhor entendimento do assunto.
O conteúdo do livro é baseado em uma geografia Critica dando ênfase ao econômico e social, quanto a distribuição dos conteúdos podemos notar que o autor segue uma linha que vai do geral para o particular. Este conteúdo vai trabalhar especificamente do Brasil e suas regiões, como a maioria dos materiais didáticos de 6º série.
As propostas metodológicas do autor são bem interessantes, pois ele utiliza muitos mapas, figuras e tabelas para facilitar o aprendizado do aluno, e no final de cada capitulo, ele propõe uma leitura complementar e algumas questões que poderão ser debatidas em sala. O livro didático também possui um manual para o professor, auxiliando o professor sobre os objetivos específicos de cada capitulo e as estratégias que podem ser utilizadas pelo professor no conduzir da aula, e também possui textos de aprofundamento para o professor e as respostas de todos os exercícios propostos.
Comentário
A produção deste texto foi realizada no dia 21/03/2007, realizado em dupla em sala de aula.
Essa atividade nos mostrou as diferenças e as semelhanças entre os conteúdos dos livros didáticos de 6º série, pois após o termino do texto ocorreu um debate entre os alunos para por as características do seu material analisado.
Livro Consultado e Analisado:
MOREIRA, Igor, Construindo o Espaço Brasileiro, Ed.: Ática – São Paulo, 1999.
O sumário deste livro é dividido em oito unidades e 22 capítulos. As unidades 1, 2 e 3 fazem um apanhado geral de todas as regiões do Brasil, tratando principalmente o aspecto econômico e geral de todas as regiões do Brasil, tratando principalmente o aspecto econômico e social, como a influência do Brasil na América do Sul , a população brasileira e suas migrações, os desequilíbrio sociais e sobre a agricultura, comércio, indústria e o espaço urbano. As unidades 4, 5, 6, 7, 8, irão tratar separadamente as 5 regiões brasileiras, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, mostrando suas características particulares nos aspectos físicos, sociais e econômicos. O sumário do livro esta organizado de modo que o aluno entenda o Brasil no geral indo para o particular, como as regiões, fazendo com isso que o aluno tenha um melhor entendimento do assunto.
O conteúdo do livro é baseado em uma geografia Critica dando ênfase ao econômico e social, quanto a distribuição dos conteúdos podemos notar que o autor segue uma linha que vai do geral para o particular. Este conteúdo vai trabalhar especificamente do Brasil e suas regiões, como a maioria dos materiais didáticos de 6º série.
As propostas metodológicas do autor são bem interessantes, pois ele utiliza muitos mapas, figuras e tabelas para facilitar o aprendizado do aluno, e no final de cada capitulo, ele propõe uma leitura complementar e algumas questões que poderão ser debatidas em sala. O livro didático também possui um manual para o professor, auxiliando o professor sobre os objetivos específicos de cada capitulo e as estratégias que podem ser utilizadas pelo professor no conduzir da aula, e também possui textos de aprofundamento para o professor e as respostas de todos os exercícios propostos.
Comentário
A produção deste texto foi realizada no dia 21/03/2007, realizado em dupla em sala de aula.
Essa atividade nos mostrou as diferenças e as semelhanças entre os conteúdos dos livros didáticos de 6º série, pois após o termino do texto ocorreu um debate entre os alunos para por as características do seu material analisado.
Livro Consultado e Analisado:
MOREIRA, Igor, Construindo o Espaço Brasileiro, Ed.: Ática – São Paulo, 1999.
Disponível em:
shopping.terra.com.br/.../dept.asp?dept_id=40000
Acessado em 27/06/2007
Analise de livro de 7º série

Sumário:
Este livro didático da 7º série possui um sumario bem organizado, tendo 6 unidades e 17 capítulos. Divide-se de maneira a facilitar o entendimento do aluno no decorrer das aulas, pois irá tratar nas unidades I, II e III sobre o espaço geográfico mundial, sua organização e regionalização e nas unidades IV, V, VI vai falar sobre a América latina, África e Ásia.
Conteúdo:
Na unidade I o autor irá tratar sobre a natureza, a terra, suas transformações físicas, econômicas e sociais. Na unidade II abordará o poder, o espaço e os territórios nacionais, trabalhando também sobre capitalismo, socialismo e a globalização. Na unidade III trabalhará com a regionalização do mundo e sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento. Nas unidades IV, V, VI trabalhará com a América latina, a África e a Ásia abordando seus processos de colonização e seus aspectos físicos, sociais e econômicos. O autor utiliza do materialismo histórico e dialético.
Proposta Metodológica:
No final de cada capitulo o autor irá propor exercícios que facilitam e fixam o conteúdo passado em sala de aula, e também propõe textos complementares que discutem assuntos mais atuais.
No final do livro o autor disponibiliza um Manual do Professor, com muitos textos extras para melhorar a aula do professor e as respostas dos exercícios propostos no final de cada capitulo.
A proposta do autor é de grande valia para o aprendizado do aluno e ministração da aula pelo professor no decorrer do ano.
Comentário
Este texto foi produzido no dia 28/03/2007, realizado em dupla e em sala de aula.
Como na análise dos livros didáticos de 6º série, a análise dos livros didáticos de 7º série também serviram para notarmos as diferenças e as semelhanças existentes em cada livro. Também acontecendo o debate após o termino da produção dos textos.
Referencia:
BOLIGIAN, levon [et al.]. O espaço geográfico mundial: o mundo subdesenvolvido. São Paulo. Atual, 2001.
Análise de coleção de livros didáticos 5ª a 8ª séries

1. Listar os conteúdos:
5ª Série: “A terra como morada”
Esse livro tem como objetivo localizar o aluno e sua moradia, o seu espaço vivido, este trata da análise da dinâmica terrestre e seu histórico.
6ª Série: “O espaço brasileiro e sua diversidade”
O conteúdo do livro se resume em paisagens, patrimônios e o rural e o urbano do Brasil.
7ª Série: “Paisagens do campo e da cidade”
Esse material didático da sétima série irá relacionar o campo e a cidade nas questões relacionadas a aspectos econômicos e sociais e os problemas do campo e da cidade.
8ª Série: “Mundo, unidade e diversidade”
Trata de assuntos relacionados a geografia econômica analisando os distintos modos de produção como estes se territorializam, analisando também a globalização.
2. Abordagem da Geografia
Materialismo histórico e dialético.
3. Quanto cada conteúdo é trabalhado (um planejamento do autor)
O intuito do autor é fazer com que o aluno conheça o lugar em que vivemos, outros lugares e outras culturas, entender como os homens se relacionam com a natureza e entre si para criar seu espaço geográfico.
4. Apresentar críticas a obra (análise)
O livre utiliza muitas ilustrações, fotos e mapas que facilitam a aprendizagem do aluno, mas analisando o livro de sétima série desta coleção com outras coleções notamos que nosso livro fica aprisionado a discussão campo e cidade enquanto os demais analisam as Américas.
Comentário:
Este trabalho foi realizado no dia 13/04/2007, em grupo e na sala de aula.
O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos dos materiais didáticos de cada série (5º a 8º) nos aspectos de abordagem da geografia e planejamento do autor.
Bibliografia
DELBONI, Henrique. ROTA, Paulo S. “Geografia para todos”. Ed. Scipione, 5ª 6ª 7ª 8ª séries, São Paulo, 2003.
shopping.terra.com.br/.../dept.asp?dept_id=40000
Acessado em 27/06/2007
Analise de livro de 7º série

Sumário:
Este livro didático da 7º série possui um sumario bem organizado, tendo 6 unidades e 17 capítulos. Divide-se de maneira a facilitar o entendimento do aluno no decorrer das aulas, pois irá tratar nas unidades I, II e III sobre o espaço geográfico mundial, sua organização e regionalização e nas unidades IV, V, VI vai falar sobre a América latina, África e Ásia.
Conteúdo:
Na unidade I o autor irá tratar sobre a natureza, a terra, suas transformações físicas, econômicas e sociais. Na unidade II abordará o poder, o espaço e os territórios nacionais, trabalhando também sobre capitalismo, socialismo e a globalização. Na unidade III trabalhará com a regionalização do mundo e sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento. Nas unidades IV, V, VI trabalhará com a América latina, a África e a Ásia abordando seus processos de colonização e seus aspectos físicos, sociais e econômicos. O autor utiliza do materialismo histórico e dialético.
Proposta Metodológica:
No final de cada capitulo o autor irá propor exercícios que facilitam e fixam o conteúdo passado em sala de aula, e também propõe textos complementares que discutem assuntos mais atuais.
No final do livro o autor disponibiliza um Manual do Professor, com muitos textos extras para melhorar a aula do professor e as respostas dos exercícios propostos no final de cada capitulo.
A proposta do autor é de grande valia para o aprendizado do aluno e ministração da aula pelo professor no decorrer do ano.
Comentário
Este texto foi produzido no dia 28/03/2007, realizado em dupla e em sala de aula.
Como na análise dos livros didáticos de 6º série, a análise dos livros didáticos de 7º série também serviram para notarmos as diferenças e as semelhanças existentes em cada livro. Também acontecendo o debate após o termino da produção dos textos.
Referencia:
BOLIGIAN, levon [et al.]. O espaço geográfico mundial: o mundo subdesenvolvido. São Paulo. Atual, 2001.
Análise de coleção de livros didáticos 5ª a 8ª séries

1. Listar os conteúdos:
5ª Série: “A terra como morada”
Esse livro tem como objetivo localizar o aluno e sua moradia, o seu espaço vivido, este trata da análise da dinâmica terrestre e seu histórico.
6ª Série: “O espaço brasileiro e sua diversidade”
O conteúdo do livro se resume em paisagens, patrimônios e o rural e o urbano do Brasil.
7ª Série: “Paisagens do campo e da cidade”
Esse material didático da sétima série irá relacionar o campo e a cidade nas questões relacionadas a aspectos econômicos e sociais e os problemas do campo e da cidade.
8ª Série: “Mundo, unidade e diversidade”
Trata de assuntos relacionados a geografia econômica analisando os distintos modos de produção como estes se territorializam, analisando também a globalização.
2. Abordagem da Geografia
Materialismo histórico e dialético.
3. Quanto cada conteúdo é trabalhado (um planejamento do autor)
O intuito do autor é fazer com que o aluno conheça o lugar em que vivemos, outros lugares e outras culturas, entender como os homens se relacionam com a natureza e entre si para criar seu espaço geográfico.
4. Apresentar críticas a obra (análise)
O livre utiliza muitas ilustrações, fotos e mapas que facilitam a aprendizagem do aluno, mas analisando o livro de sétima série desta coleção com outras coleções notamos que nosso livro fica aprisionado a discussão campo e cidade enquanto os demais analisam as Américas.
Comentário:
Este trabalho foi realizado no dia 13/04/2007, em grupo e na sala de aula.
O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos dos materiais didáticos de cada série (5º a 8º) nos aspectos de abordagem da geografia e planejamento do autor.
Bibliografia
DELBONI, Henrique. ROTA, Paulo S. “Geografia para todos”. Ed. Scipione, 5ª 6ª 7ª 8ª séries, São Paulo, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário